segunda-feira, maio 08, 2006

Os cinco sentidos...

Achei deliciosas duas aulas de um minicurso livre que uma professora de Filosofia das Ciências deu no grupo cultural a que pertenço com o título: "Os cinco sentidos na Cultura Europeia Moderna". Todos sabemos, ou pensamos saber, a importância dos sentidos no nosso desenvolvimento... mas por vezes não reflectimos no seu contributo nos saltos quantitativos e qualitativos da Arte, da Literatura, da Ciência...
Fiquei seduzida pelo tema e desafio a pensarem qual será o mais importante (são todos eu sei), ou melhor qual fará mais falta para que a vida continue a satisfazer-nos? Depois digo qual é para mim. Está uma exposição em Madrid, no museu Rainha Sofia, com o título " Visão Impura" a qual tem interesse para o tema. Porquê este título? Não se trata de impura no sigificado moral,claro - antes, quando olhamos alguma coisa somos sempre tentados a relacioná-la com o que já conhecemos,ouvimos ou lemos sobre essa coisa... A tentação de não nos libertarmos dos conceitos adquiridos quando olhamos para algo! Foi interessante a oportunidade de pensar nestes assuntos.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O assunto é interessantíssimo e faz pensar. Mas é matéria tão vasta que dava para escrever um tratado. Teria que pensar muito mais para dar uma resposta. Não sei. Visão impura? Acho que já li algures que nenhum sentido é impuro. Só a mente pode sê-lo.
Esse mini curso deve ter sido uma delícia para os sentidos e para a mente também.
Beijinhos

terça-feira, maio 09, 2006 8:10:00 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Curioso, ainda no outro dia falei dos sentidos com uma amiga. Concluí que, para mim, o mais importante é a visão. Odeio o escuro!
Beijos

quarta-feira, maio 10, 2006 10:56:00 da manhã  
Blogger Periférico said...

É sempre bom olhar o mundo com novas leituras e prespectivas ;-)

Beijos

quarta-feira, maio 10, 2006 11:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por onde andais?
Beijinhos

sexta-feira, maio 26, 2006 12:06:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home