terça-feira, outubro 10, 2006

Lógica jornalistica

Agradeço ao André, da Caixa de Costura, a lição de lógica que permite "desmascarar" como os nossos jornalistas, mesmo os considerados de elite, têm um claro défice de cultura geral. E não é necessário localizar a lógica apenas no domínio da matemática, pois ela - pelo menos nos meus tempos de liceu - aprendia-se também na filosofia e era parte substancial do "calhamaço do Bonifácio" por onde se estudava.
Ser jornalista - penso eu - não será apenas dominar as técnicas da profissão, mas sobretudo ter uma dose de bom senso e de cultura geral muito grande. Já não basta o espectáculo degradante dos "perguntadores" das nossas televisões que, de microfone em punho em trabalho de reportagem, fazem as perguntas mais disparatadas a quem lhes aparece à frente. São também os outros - os jornalistas de estúdio - que querem à viva força que o entrevistado diga o que eles querem. E não admitem outra resposta.
A este propósito é oportuno sublinhar o grande exemplo de profissionalismo, de equilibrio e de bom senso de um Mário Crespo.

1 Comments:

Blogger Periférico said...

As coisas que eles lêem nas entrelinhas, a estes nossos jornalistas pode-lhes faltar lógica, mas não lhes falta criatividade!:-)

Beijo

quarta-feira, outubro 11, 2006 6:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home