quinta-feira, março 23, 2006

Os canais da TV Cabo

A minha relação com a TV Cabo anda deteriorada. Tenho razões de sobejo para isso e qualquer dia vou começar aqui a contar algumas das histórias que me ajudaram a formular esta conclusão. Mas hoje uma notícia do Público fez-me reflectir numa questão: que critérios terá a TV Cabo para seleccionar os canais que retransmite ? Já aqui há uns anos pensara no tema quando de repente os canais de língua francesa começaram a desaparecer e a ser substituídos por outros de muito duvidosa qualidade. Mas agora esta reflexão voltou a propósito da anunciada substituição do canal GNT pela TV Record já a partir de 1 de Abril. O GNT era retransmitido pela TV Cabo há 8 anos e segundo a Marktest recebia 750 mil contactos por dia. Será que a TV Cabo ouviu estes potenciais 75o mil telespectadores sobre o assunto ? Será que para eles lhes é indiferente consumir TV Record em vez de GNT ? A verdade é que vamos deixar de poder ver o Jo Soares no seu Programa do Jo.
Um paralelo que encontro nesta situação é com o caso da chamada grande distribuição. Há muito tempo que cada um de nós, como consumidores, deixou de poder comprar o que quer, para passar a comprar o que há. Tal como o médico que prescreve um determinado medicamento, também aqui alguém funciona como "prescritor". E se o prescritor não escolhe o que eu gosto, posso ver-me obrigado a ter de comprar o que ele quer que eu compre.
Mas nesse caso tenho uma solução: mudo de loja, vou a outra cadeia que venda o que eu quero comprar. No caso da TV Cabo não tenho essa possibilidade. Em Lisboa não tenho alternativa e sou obrigado a consumir os canais que a TV Cabo, no seu "superior" critério entende que são os que os seus clientes desejam. E portanto, como qualquer monopolista, faz o que quer.
Alguns serviços públicos dispõem de "provedores do cliente" a quem os clientes se podem dirigir para apresentarem as suas queixas. A TV Cabo nem se dá ao trabalho disso. Por isso gostaria que alguém me esclarecesse os seguintes pontos:

-Quais os critérios de selecção dos canais que a TV Cabo inclui na sua programação ?
- Que audição - se é que há alguma - dos clientes da TV Cabo é feita para sustentar,em termos de qualidade de serviço,esta selecção ?
- Quando é que eu terei possibilidade de mudar de fornecedor do serviço, sem ter que mudar de casa ?

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Resposta às três perguntas que fecham o texto:
- Un, dó, li, tá...
- Vivemos em Portugal, JPF. É importante não esquecer...
- No século XXII.
Beijinhos

domingo, março 26, 2006 12:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

MJ e JPF
Parabéns!
Beijinhos

segunda-feira, março 27, 2006 12:24:00 da manhã  
Blogger Drum'n'Bass said...

Olá, essa substituição do canal GNT pela TV Record quero acreditar que se trata de uma partida do dia das mentiras. Será? Espero bem que sim porque se não, por essa e mais algumas razões rescindo o meu contrato com a TV Cabo. É uma porcaria de empresa!!!!!!!

segunda-feira, março 27, 2006 11:55:00 da tarde  
Blogger JOAQUIM CASTILHO said...

A lógica da Tv Cabo é a mesma da empresa mãe a PT e é a mesma da EDP, Galp e dos Bancos."Satisfazer os nossos (deles) acionistas".Como têm uma situação de quase monopólio e/ou oligpólio de cartel encoberto é com toda a desfaçatez e com o aplauso da generalidade dos comentadores de assuntos económicos que apresentam, em tempo de crise,lucros faraónicos.À custa dos seus funcionários (cada vez menos e com 10 a 12 horas de trabalho diários, não totalmente remuneradas)e dos clientes com serviços caros ( em relação ao poder de compra dos utentes) e de fraca qualidade e com uma manutenção deficiente (corte drástico de custos com esmagamento do preço de outsourcing) . Os clientes? Eles que paguem porque não têm outro remédio.Os accionistas estão felizes e poderão ver bem remunerado o seu investimento e o país deve estar orgulhoso por ter empresas tão bem geridas!!

Um abraço

Quim Castilho

CASTILHO

quarta-feira, março 29, 2006 10:11:00 da manhã  
Blogger FM said...

Mais um flagrante exemplo de falta de concorrência! O que é que a TV Record tem a ver com o GNT? Só serem as duas brasileiras, em termos de qualidade não há comparação possível! Inacreditável!

Beijos

quinta-feira, março 30, 2006 3:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home