sexta-feira, setembro 16, 2005

Para onde vai o Algarve ?

Pausa nos dias de praia, forçada por alguma instabilidade climatérica, aproveitada para passear e rever locais conhecidos de há muitos anos. Conhecidos mas afinal desconhecidos porque agora aparecem fantasmagoricamente diferentes, enquadrados por toneladas de betão.

Para oeste de Albufeira, a partir do atentado visual que é a urbanização da nova marina o contínuo urbano na zona litoral chega até aos Salgados. Aqui esperemos para ver como vai coexistir o cordão dunar com a espiral da construção das novas urbanizações. Armação de Pera cresceu em altura, não timidamente com meia dúzia de andares mas muito mais, com a silhueta do aglomerado urbano quase lembrando uma pequena Manhatan. A vila é quase circundada por avenidas e seguramente por bem mais de meia dúzia de rotundas. Um novo mercado potencial para os artistas plásticos pois cada uma delas é local possível para uma nova escultura... Novas urbanizações, vilas, empreendimentos veêm-se em todas as futuras esquinas. Constroi-se, constroi-se, constroi-se e logicamente o que mais se encontra é publicidade a oferta de serviços de mediadores imobiliários. A estrada para a Senhora da Rocha é também já muito mais "rua" do que "estrada".

Há mercado para tanta nova construção ? Seguramente que há, senão não se arriscaria o investimento. E à questão do "quem compra ?" quando se esperaria ouvir a resposta "estrangeiro" ouve-se precisamente o contrário. Claramente falha aqui qualquer coisa, quando se liga isto a situação económica global, contenção, etc.

Para onde vai o Algarve ?

1 Comments:

Blogger Poor said...

o algarve qualquer dia rebenta!Ainda bem que esse não é o "meu" algarve...prefiro a água mais fria, e menos gente e betão!

sábado, setembro 17, 2005 9:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home