terça-feira, maio 22, 2007

Pintadinho ou Tournesol ?

No último fim-de-semana, ao ler no suplemento "Actual" do Expresso as comemorações do centenário do nascimento do Hergé (para quem não sabe, o autor do TinTim), voltei umas décadas atrás à descoberta da banda desenhada que fiz nos anos 50 (teria sido em 1952 ?) nas páginas do Cavaleiro Andante, uma revista que todas as semanas nos dava em episódios várias histórias de heróis que nos faziam esperar continuação na semana seguinte. O "Templo do Sol" do TinTim foi uma das primeiras, a que se seguiram "Da Terra à Lua" e outras tantas.
Os jornais dão-nos agora conta da ligação entre Hergé e Adolfo Simões Muller que viria a ser o director do Cavaleiro Andante e que para esta revista herdou os direitos que detinha da anterior revista O Papagaio onde TinTim foi publicado pela primeira vez em Portugal.
Mas o mais curioso é que para mim, só muitos anos depois, quando conheci os álbuns do TinTim, a Milou deixou de ser a RomRom, o Capitão Haddock deixou de ser o Capitão Rosa e o Professor Tournesol deixou de ser o Professor Pintadinho. Porque todos os nomes de todos os personagens tinham uma versão portuguesa nesses tempos do Cavaleiro Andante.

Etiquetas: ,