domingo, março 25, 2007

50 anos do Tratado de Roma

A comunicação social tem ocupado largos espaços com as comemorações que hoje ocorreram (em Berlim e por todo o lado) dos 50 anos da assinatura do Tratado de Roma que institui a CEE, antecessora da UE em que hoje vivemos.
É pena que aqui em Portugal não se tenha aproveitado a data para um debate alargado e profundo sobre a Europa. A Europa precisa de ser ensinada. Os cidadãos sabem que há Europa porque existe Euro, porque não precisam de passaporte quando viajam, porque vagamente ouviram que "é Bruxelas que manda" ou porque de lá chegam um subsídios que é preciso aproveitar. E pouco mais. E era preciso ir-se muito mais além.
Mas mais do que o 25 de Março de 1957, geralmente esquece-se outra data importante na construção europeia: 0 9 de Maio de 1950 em que Robert Schumann ministro dos Negócios estrangeiros francês propôs à República Federal da Alemanha a criação de uma comunidade de interesses pacíficos. A Declaração Schumann é algo que vale a pena reler periodicamente: lá se lembra que "a paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos à altura dos perigos que a ameaçam", que é indispensável "o contributo que uma Europa viva e organizada pode dar à civilização" e que "a Europa não se fará de uma só vez, nem numa construção de conjunto: far-se-á por meio de realizações concretas que criem primeiro uma solidariedade de facto".
Sou dos que acredita na Europa e que acha que esta é uma ideia por que vale a pena lutar e continuar a construir.

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Pitucha said...

Continuemos a acreditar, porque vale a pena.
Beijos

segunda-feira, março 26, 2007 7:31:00 da manhã  
Blogger MJM said...

Temos mesmo de acreditar, mas também, além de esperarmos que se faça trabalho nas chefias (que andam muito descuidadas...), cada um de nós deve não perder as oportunidades de passar a mensagem! Sem cairmos em "moralistas".
Beijos

segunda-feira, março 26, 2007 12:55:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home