sexta-feira, outubro 07, 2005

Uma visão prospectiva ?

Com a leitura dos jornais atrasada só agora encontrei na Visão da semana passada (n.º 656, 29.09.2005) dois textos que se integram neste Country of last things e de que vale a pena partilhar excertos.

O primeiro é de Filipe Luís na coluna Sexto Sentido e intitula-se O ovo de Colombo (p.58):

Ficam desde já, os Tribunais cientes: se alguma vez o autor destas linhas vier a ser arguido num processo e susceptível de incorrer em prisão preventiva, basta-lhe desaparecer de circulação por, digamos, meia dúzia de meses. Passado esse período, entrega-se. Com essa atitude, provará que não quer fugir. O precedente de Fátima Felgueiras é um verdadeiro ovo de Colombo: agora para demonstrarmos que não pretendemos fugir, primeiro fugimos ! Um paradoxo ? Não: é apenas a Justiça a funcionar. Podemos dormir descansados.


O segundo é de Ricardo Araújo Pereira na coluna Boca do Inferno , intítula-se O presidente de todos os bandidos (p. 129):

Estou muito preocupado com as eleições presidenciais: já há vários candidatos à Presidencia da República e, até agora, nenhum deles é arguido num processo-crime qualquer. Receio bem que isso possa descaracterizar a nossa democracia. Não admira que haja alguém que diga que o regime está em perigo.