sexta-feira, setembro 23, 2005

Outono

O Outono chegou. Os jornais informam-nos que desde as 22 horas de ontem entrámos no Outono; e aqui ficaremos até às 19 horas de 21 de Dezembro. Se não fosse essa informação não se daria por isso: Lisboa continua acima dos 25º e quanto a chuva, nem sinais.
À medida que os anos passam, a transição das estações deixou de ser o que era. Lembro-me do tempo em que o verão era verão, o inverno era inverno e a primavera e o outono eram claras estações de transição cada qual com as suas características típicas. Havia roupa de inverno e roupa de verão (agora também há, mas por razões mais marcadamente comerciais – o que se vende em cada momento). Os chapéus de chuva, as gabardinas e os sobretudos guardavam-se no fim do inverno até daí a meio ano. A mudança da hora nos últimos fins de semana de Setembro e Março ajudava a marcar os equinócios; agora até isso a harmonização europeia nos levou com a passagem da mudança da hora para o último fim de semana de Outubro...

4 Comments:

Blogger Pitucha said...

Sou sensível a estas questões de tempo! Não haverá maneira de engarrafar o calor e de o exportar? Seria talvez a solução para a Pátria!
P.S. Espero conhecer o rebento em Novembro...;-)
Beijos

sexta-feira, setembro 23, 2005 1:57:00 da tarde  
Blogger LM said...

E as castanhas que não chegam...o sabor já ajudava a sentir o fresquinho do outono e o barulhinho das folhas nas ruas :)

sexta-feira, setembro 23, 2005 4:49:00 da tarde  
Blogger JPF said...

Pitucha
Talvez seja esse o novo pilar que falta à Europa: a Europa da harmonização climática... Engarrafamos algum do nosso Sol, mandamos aí para o cinzento, e daí podem vir algumas garrafinhas de água de chuva para virem repor as nossas reservas hídricas... Mas pelos visto agora até há Sol em Bruxelas ! Há que preparar rapidamente uma Directiva sobre o assunto...
Beijos

LM
Pois é, na minha descrição esqueci as castanhas e, já agora os vendedores de gelados no verão, enquanto não foram substituídos por gelatarias ... E quanto a barulhinho das folhas lembras-te do caminho para o Museu do Mármore em pleno Agosto ?
Bjs

sexta-feira, setembro 23, 2005 5:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É confusão minha ou isto de o tempo já não ser como era é assunto antigo? O meu avô já o dizia...
Beijos

sábado, setembro 24, 2005 11:31:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home