quinta-feira, janeiro 25, 2007

O Principezinho...

Quem não conhece este livro? Para adultos, jovens, crianças?
Hoje, vi-me a assistir à encenação deste texto numa pequena peça de teatro no Politeama. A sala estava completa, com grupos de crianças de escolas e colégios e suas professoras. As idades rondavam entre 7 e 8 anos. Pelo meio uma fila de senhoras seniores, onde eu me encontrava... De início interroguei-me: mas que ideia esta, que faço aqui num espéctaculo especialmente para crianças, de um livro que sei "de cor"? As circunstâncias que lá me levaram foram de ordem colectiva e achei por bem não ser "desmancha prazeres", como se costuma dizer.
Resultado: foi bom recordar verdades tão sempre actuais, num ambiente de simplicidade mas com bastante beleza, e procurar cá dentro aquela luzinha que não nos deixa desistir.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

O outro lado da mentira

"Mentir não passa de uma benevolência: revelar aquilo que os outros querem acreditar."

Mia Couto, in "O Outro Pé da Sereia"

terça-feira, janeiro 02, 2007

Reflexões de princípio de ano

1. Temos a árvore de Natal mais alta da Europa ! (Mas será que aquilo é uma árvore ?) Pelos vistos é importante para os habitantes de Lisboa: no domingo antes do Natal quase fiz um familiar perder o comboio para o Porto quando me ofereci para o levar a Santa Apolónia: o percurso entre Santos e a Praça do Comércio durou apenas 35 minutos! Tudo à custa dos mirones da dita "árvore"...
2. Temos um novo record no Guiness: o maior fogo de artifício do final do ano. O respectivo certificado já chegou à Secretaria Regional do Turismo da Madeira e pode servir - como ouvi num noticiário - como chamariz para atrair mais turistas num próximo fim de ano em que haverá forçosamente que gastar mais euros para que o record se mantenha nas mãos actuais.
3. FJV fala na febre de desejar Boas Festas através de sms's: Foram só 427 milhões enviadas em quatro dias, o que significa que cada português (mesmo os que ainda não têm telemóvel ou tendo-o não sabem o que são sms) enviou 42 sms naquele período. Por mim fiquei muito longe da média, mas esta euforia de mensagens acompanha a euforia dos levantamentos e pagamentos no multibanco que contrasta com a realidade da situação económica de que todos nos queixamos.
4. A Bulgária e a Roménia entraram na UE. É o sexto alargamento desde que há 50 anos (o Tratado de Roma vai fazer 50 anos em Março!!!) foi criada a CEE a 6. Desta vez como os PIB's dos novos aderentes são apenas 30% do da média comunitária, vamo-nos afastar dos últimos lugares dos rankings. Mas a realidade cá continua: somos bons é em árvores de Natal e em fogos de artifício.